15/09/2013

Câncer de Mama - OUTUBRO ROSA




OUTUBRO ROSA -  é comemorado mundialmente representando a luta contra o Câncer de Mama. 

Onde começou: Estados Unidos com ações isoladas ao câncer de mama no mês de outubro.

Essa ação é uma forma de chamar atenção de todos para prevenção câncer através do diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, as cidades do mundo inteiro colocam laços e iluminações cor de rosa principalmente em monumentos públicos.



No Brasil, a iniciativa começou no Mausoléu do Soldado Constitucionalista
(Obelisco Ibirapuera) na cidade de São Paulo.


Para saber mais acesse: O Outubro Rosa - INCA OUTUBRO ROSA





O QUE É O CÂNCER DE MAMA?


   É a neoplasia mais comum na população feminina, o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Há um total de 22% de novos casos a cada ano. 
      Acomete principalmente mulheres por volta dos 50 anos. É relativamente raro antes dos 35 anos. Mas, nas últimas décadas foi registrado um aumento dessa neoplasia mesmo nas faixas etárias mais jovens.
    O Câncer de Mama ainda representa a principal causa de morte por doenças neoplásicas em mulheres brasileiras desde 1979. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. 

O diagnóstico precoce seguido do tratamento é comprovado que reduz a mortalidade. Mas infelizmente no Brasil cerca de 60% dos tumores malignos, da mama, são diagnosticados tardiamente. A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é uma realidade para os casos dessa patologia visto que raríssimos casos são diagnosticados inicialmente.



A neoplasia ( o câncer) ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido ou de forma desordenada.





A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum é o Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ: quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Quando não diagnosticado pode acometer os canais linfáticos e vasos sanguíneos, propiciando as metástases principalmente dos pulmões pelas veias axilares e intercostais.
Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o o Carninoma Ductal. Este tipo de câncer muito frequentemente acomete as duas mamas.



FATORES DE RISCO

Risco Muito Elevado:
          ►Mãe ou irmã com câncer de mama na pré- menopausa
          ►Suscetibilidade genética comprovada. ( Fato que aconteceu com a Atriz Angelina Jolie Confira aqui a matéria referente a retirada da mama da Atriz Angelina Jolie)

Risco Moderado  
Nuliparidade (nunca teve filho)

 Risco Pouco Elevado
Menarca precoce (menstruação) -  antes dos 11 anos;
Menopausa tardia, após 55 anos;
Primeira gestação após 34 anos;
Obesidade ( quanto mais células de gordura, mais fácil a formação de estrogênio);
Alimentação rica em gordura animal e pobre em fibras.
Sedentarismo;
Ingestão alcoólica excessiva.

A influência da amamentação, do uso de contraceptivos e da Terapia de Reposição Hormonal após menopausa ainda são controversas.



DIAGNÓSTICO CLÍNICO

A detecção precoce do câncer de mama inclui o diagnóstico precoce que consiste em identificar lesões em fases iniciais em mulheres com algum sinal da neoplasia e a aplicação sistemática de um exame.

AS FORMAS PARA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA SÃO:



Auto Exame Mamário – detecta a doença geralmente em estádio avançado. Sendo responsável por cerca de 80% das descobertas de cânceres de mama.
Importante salientar que deve ser feito mensalmente, entre o 7º e 10º dia após a menstruação, nos quais as mamas encontram-se indolores.
A mulher conhecendo seu corpo detalhadamente detecta qualquer alteração que houver.
 




Exame Clínico das Mamas - realizado como parte do exame físico e ginecológico, e constitui a base para a solicitação dos exames complementares.

USG MAMÁRIA

Ultra – Sonografia - Usado em mulheres com menos de 35 anos. A USG também pode completar a mamografia em casos de nódulo sem expressão (difícil visualização) devido mamas densas ou em localização inacessível. 



MAMOGRAFIA


 


Mamografia - Considerado o exame mais importante para detecção do câncer de mama. É o exame de imagem considerado excelente pela maioria dos mastologistas, e tem uma GRANDE vantagem: Baixo custo!
Vários estudos comprovam a eficácia da mamografia em detectar lesões pequenas e impalpáveis ou em estágios iniciais. 




Biópsia: Procedimento realizado para remover uma amostra de tecido suspeito de malignidade para análise diagnóstica.
Punção: Retirada de uma pequena quantia de células do tumor para análise.




Fonte: http://www.setoque.org.br/



TRATAMENTO

O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar visando o tratamento integral da paciente. A equipe é formada por: Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e Nutricionista.

O tratamento é realizado das seguintes formas: Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e Hormonioterapia. São usadas em conjunto no tratamento das neoplasias malignas ( câncer)
As modalidades de tratamento são a cirurgia e a radioterapia para tratamento em um espaço menor ou seja local, e quimioterapia e hormonioterapia para um tratamento sistêmico ou seja uma área com maior acometimento. 

Entendendo o tratamento:

♀    Cirurgia que pode ser conservadora ou radical:
   Conservadora: retira apenas uma parte da mama.
   Radical: quando há retirada total da mama


♀    Radioterapia:
Utilização de radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. A radiação bloqueia o crescimento das células e é utilizada apenas na área afetada. Administrada após a retirada do tumor.


    Quimioterapia:
Tratamento que utiliza medicamentos, fortes, para reduzir as células doentes que formam o tumor. No câncer de mama o medicamento é por via endovenosa (veia) com soro e dispensa internação.

   Pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia. De acordo com as suas finalidades, a quimioterapia e classificada em:

▬    Curativa  Quando e utilizada com o objetivo de se conseguir a eliminação completa do tumor.
▬   Adjuvante  Usada após a cirurgia para destruir células que permaneceram no local ou circulante. Dessa forma diminui a chance  de metástases.


   O medicamento age em todo o corpo e “destrói” as células que se multiplicam em nosso corpo, dessa forma mata também as células normais do nosso organismo e desse modo causando alguns efeitos colaterais:

   Quedas de pêlos e cabelo;
    Amenorréia, já que as células do sistema reprodutor também são afetadas;
   Anemia devido a queda dos glóbulos vermelhos;
    Diarréia, náuseas e vômitos;
▬   Diminuição da resistência e maior probabilidade a infecções, devido a queda dos glóbulos brancos.


COMO PREVENIR?

Estudos não fornecem evidência de prevenção do câncer de mama. Mas é recomendado que fatores de risco como: obesidade, tabagismo uso excessivo de bebida alcoólica sejam evitados.
Uma vida saudável com atividade física regular, alimentação equilibrada favorecem ao não surgimento de doenças.





Espero ter contribuído para o seu conhecimento!
Um grande beijo e até a próxima!!

E em breve trago aqui a TERAPIA DA BELEZA para você ficar bonita durante o tratamento.




Ah!! Onde pesquisei: