24/06/2013

Cuidando da gestação - Gravidez Tranquila

No texto de hoje trouxe algumas dicas para uma gravidez mais tranqüila como sugere o titulo. 
É necessário CUIDAR, a fim de minimizar alguns desconfortos e proporcionar um bem estar.

O Ganho de Peso:

Mulheres grávidas apresentam um índice maior de queixas musculoesqueléticas, principalmente na região lombar (indicada na figura). Isso acontece por causa das modificações ocorridas nesse período: mudança do centro de gravidade, a rotação anterior da pelve, o aumento da lordose lombar e o aumento da elasticidade ligamentar (alterações hormonais que deixam as articulações mais flexíveis justamente para o corpo se adaptar ao crescimento do feto?).

A gravidez não deve ser vista como um estado de reclusão, porém é irresponsável divulgar a idéia que o exercício é uma necessidade absoluta e que a falta traria danos para a mãe ou ao feto.
Antes de iniciar o programa de exercícios, a gestante deverá ser encaminhada por seu obstetra. Só após a liberação médica, a gestante fará atividades especifica e programado por educador físico e/ou fisioterapeuta.



Praticar uma atividade nesse período tem fatores positivos que vão além da estética:

  • Diminui o risco de diabetes gestacional;
  • Ativa a musculatura de todo o corpo;
  • Diminui risco de obesidade;
  • Proporciona uma boa qualidade emocional durante e depois da gravidez.

A atividade programada pelo Educador Físico, dentre outras funções, visa melhorar o condicionamento aeróbio. A atividade física aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir riscos de diabetes gestacional. A prática regular de exercícios e esportes ocasiona benefícios na saúde mental e física.
Têm que se ter cuidado com a modalidade de exercício escolhida, pois aquelas de alta intensidade podem causar efeitos negativos para o bebê.


Recomendações de acordo Sports Medicine Australia :

§    Beba bastante água;
§    Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos.
§    Evitar exercícios na posição supina;
§  Desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis;
§  Interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais;
§    Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.


A FISIOTERAPIA NA GESTAÇÃO

Ao ser encaminhada para fisioterapia, a gestante será avaliada através de uma entrevista (anamnese) e
exame físico. O fisioterapeuta trabalha promovendo a saúde e o bem estar da mulher. Trabalha-se nos
dois períodos  pré - parto e pós- parto Atividades mais comuns: Pilates, Hidroterapia e RPG.

São realizados exercícios de fortalecimento para: a musculatura do assoalho pélvico, membros superiores e inferiores. Também são realizados alongamentos, exercícios para correção postural, técnicas de respiração para parto, drenagem linfática a fim de prevenir e/ou evitar transtornos circulatórios.






A Hidroterapia para gestante:
»      As propriedades da água, empuxo e pressão hidrostática, reduzem o peso corpóreo, auxiliam o retorno venoso e linfático, dessa forma condicionam o coração e diminui os edemas (inchaços) da gravidez.
»      Dentro da água os riscos de lesão muscular e óssea são menores. Também favorece os músculos respiratórios, melhoram o seu condicionamento e capacidade inspiratória da gestante.
»      Reeducação postural;
»      Melhora da função intestinal;
»      Facilita o trabalho de parto tornando – o mais efetivo e menos doloroso;
»      Alivio dos sinais dolorosos como a lombalgia; (dor na coluna).


Na próximas publicações trarei com mais detalhes a Hidroterapia, bem como os benefícios do Pilates para a gestação


As alterações gastrointestinais


Náuseas e Vômitos – Diminuir alimentos gordurosos.

Constipação Intestinal – Atividade Física (prescrita), ingestão de líquidos, frutas e verduras.

Hemorróidas: Ingestão de bastante líquido (MUITO!!)  associado a dieta alimentar diminuindo assim o esforço no momento das fezes .

Importante:
  • Não faça ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • Evite o excesso de sal;
  • Evite fritura;
  • Aumente o consumo de frutas e vegetais;
  • Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados;
  • Faça ingestão diária de bastante líquido.


Procure um NUTRICIONISTA, assim terá uma alimentação equilibrada beneficiando você e o bebê!


SISTEMA TEGUMENTAR – PELE




Cloasma/Linha Alba - Os efeitos podem ser minimizados com uso do protetor solar. O mesmo deve ser usado toda vez que for se expor ao sol, isso independe de praia.








Varizes -  As varizes pioram quando ficamos em pé (em ortostase) por tempo prolongados e na gestação precisamos ter mais cuidado. Portanto evite ficar em pé por muito tempo, em casa repouse e faça elevação dos membros inferiores; (deite e coloque as pernas pra cima). 
Use meias elásticas.




Edema  - É a principal queixa das gestantes. O mais comum acomete apenas os membros inferiores e diminui com o repouso e elevação das pernas .
Drenagem linfática para acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados pela urina e suor.




TENHA ACOMPANHAMENTO DO SEU OBSTETRA! 





Um abraço a todos!

Dúvidas?  E -  mail: alinepolti@gmail.com