24/06/2013

PILATES E GRAVIDEZ



Olá! Continuando com o tema das últimas publicações: Gestação, hoje trago um pouco do Pilates pra vocês. 
É uma atividade prazerosa, benéfica e trabalha com o corpo e a mente.



Joseph Humbertus Pilates

Um pouco da história...



O Método foi criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates.




No período da I Guerra Mundial, no ano de 1914,  Joseph foi exilado mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou em um hospital com exilados e mutilados. Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.


Estúdio de Pilates da época 

Em 1923, Joseph Pilates  levou o método  para os EUA, local onde abriu seu primeiro estúdio. O trabalho, porém, teve repercussão em 1940 destacando-se entre dançarinos da época. Pilates criou uma série de exercícios baseados nos movimentos progressivos que o corpo é capaz de executar.  




Assistam ao vídeo que conta de uma forma animada a história do Pilates. Se divirtam!
Uma história animada da extraordinária vida de Joseph Pilates, criador da Técnica Pilates. Este vídeo foi tornado possível pelo generoso apoio de http://www.taubepilates.com




O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates. Em 1991 Alice abriu o primeiro estúdio de Pilates brasileiro.






O Pilates é um trabalho corporal e mental, o seu objetivo é alcançar equilíbrio global.
No Método existem SEIS princípios:

  1. Respiração;
  2. Concentração; 
  3. Centro de Força ( Power House).
  4. Controle;
  5. Precisão;
  6. Fluidez.
Os exercícios de alongamentos e fortalecimento minimizam as modificações músculo – esquelética nesse período: frouxidão ligamentar, alteração na parede abdominal. Essas alterações repercutem na estrutura muscular feminina. Podendo surgir alterações na coluna principalmente na estrutura torácica e lombar, e assim causando diversos desconfortos. O trabalho respiratório no qual a gestante aprende a respirar, proporciona uma adequada oxigenação para o corpo, acalmando e gerando sensação de bem estar.

É necessário concentração, os exercícios não podem ser feitos de modo aleatório. Há uma comunicação entre mente e corpo afim de trabalhar-se da maneira mais correta. 
Músculos do Assoalho Pélvico são fortalecidos através do trabalho do Powerhouse ( casa de força). Esse fortalecimento dos MAP, beneficia no momento do parto e tendo um índice menor de enfraquecimento desse grupo muscular no pós- parto.


Os médicos indicam a prática a partir do 3º mês.
Os exercícios são adaptados conforme o período de gestação. O trabalho é feito de maneira global no qual te ensina e favorece as melhores posturas: de pé, sentada, de sentada para levantar, deitada, levantar da cama de forma correta entre outros tantos. 







Ótimo!! Vamos praticar o Pilates!


Onde pesquisei: